Conselho debate programa Trampolim para gerar mais empregos

Nesta terça-feira, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda do Estado de São Paulo (CETER-SP) realizou mais uma reunião ordinária com forte participação das bancadas.

Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical SP, representou os trabalhadores ao lado de dirigentes das demais centrais sindicais paulistas durante o encontro.

Além da bancada dos trabalhadores, também participaram representantes dos empregadores, que integram federações do comércio, da agricultura, da indústria e dos serviços.

O governo estadual coordenou o encontro por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário Jorge Lima.

Atualmente, o Conselho é presidido por Amauri Mortágua, presidente da UGT/SP, que conduziu a reunião desta terça-feira com pautas relevantes.

O principal tema debatido foi o fórum criado pelo governo dentro do programa Trampolim, que visa ampliar a empregabilidade em todas as regiões do Estado.

O fórum é aberto para empresários, sindicatos, instituições de ensino e entidades que atuam com intermediação de mão de obra e qualificação profissional.

Esse trabalho abrange ações de diagnóstico para identificar as vocações regionais, promovendo a inserção de jovens e pessoas com deficiência no mercado.

Durante o encontro, a bancada dos trabalhadores expôs preocupação com a justificativa das empresas sobre a falta de mão de obra qualificada.

Para os dirigentes sindicais, muitas empresas ignoram o problema salarial. Afinal, mesmo com o piso estadual de R$ 1.804, o valor não é atrativo.

“Muitos trabalhadores preferem outras fontes de renda, como os aplicativos, que oferecem horários mais flexíveis e autonomia”, alertou Danilo durante o encontro.

Desta forma, os representantes defenderam a revisão de escalas exaustivas, como a jornada 6×1, que afasta principalmente a juventude.

Os conselheiros acolheram a proposta de abrir o fórum para os sindicatos colaborarem na intermediação e qualificação gratuita da mão de obra.

Assim, o diálogo entre governo, trabalhadores e empregadores segue fortalecido para garantir mais oportunidades e condições dignas de trabalho em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda? clique aqui
Olá... tudo bem?
Como podemos te ajudar?