Centrais sindicais lançam 1º de Maio Unificado por um Brasil mais justo
Na quinta-feira, 20 de março, em frente ao Theatro Municipal, a Força Sindical, em parceria com a UGT, a CSB, a Nova Central e a Pública, oficializou a realização do 1º de Maio Unificado.
O evento acontecerá no Campo de Bagatelle, a partir das 9h, reunindo trabalhadores para celebrar o Dia do Trabalhador com atrações culturais, debates e mobilização por mais direitos. O lema será: “Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável”.
A Força Sindical esteve representada por diversos dirigentes no lançamento. Entre eles, Adriano Lateri, que também é dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, destacou a importância da iniciativa:
“O 1º de Maio é uma data de luta e valorização da classe trabalhadora. A união das centrais fortalece nossa voz e demonstra que estamos juntos na defesa de direitos e na busca por avanços para todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.”
Os sindicalistas distribuíram um informativo sobre o evento um informativo sobre o evento que terá sorteio de prêmios e a apresentação de diversos artistas da música popular brasileira.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, lembra que o 1º de Maio Unificado é um dia para celebrar as conquistas dos direitos trabalhistas, mas também refletir sobre o destino da classe trabalhadora.
“O Dia do trabalhador é um importante momento de reforçar as bandeiras de luta e debater sobre os novos desafios”, reforça o líder sindical.
Miguel conclama a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras no ato do dia 1º de Maio. “Precisamos que os trabalhadores lutem por seus direitos junto com o movimento sindical e desta forma enfrentarmos com maior resistência os ataques aos direitos”.
Já o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna) ressalta que é importante todos participarem do ato dos trabalhadores por uma sociedade mais justa e com direitos para todos.
“Faremos uma grande mobilização unitária para impedir que continuem os ataques aos direitos dos trabalhadores”, disse Juruna.
Bandeiras de lutas
Neste ano, entre as principais bandeiras de lutas que as centrais sindicais defendem, podemos destacar:
- Redução da Jornada, sem redução salarial;
- Fim da Carestia;
- Isenção do IR até R$ 5 mil;
- Menos juros, mais empregos;
- Valorização do Salário Mínimo;
- Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres (Lei 14.111);
- Aposentadoria digna e;
- Valorização do Servidor Público – Convenção 151 (OIT).
Além de ser um dia de reflexão sobre os direitos da classe trabalhadora, o 1º de Maio Unificado também será um momento de confraternização e lazer.
O evento contará com apresentações de grandes artistas da música brasileira e sorteios para os trabalhadores presentes. Lateri reforçou o convite para a participação de todos:
“Queremos que os trabalhadores e suas famílias estejam conosco nesse dia tão importante. Será uma oportunidade para fortalecer nossa união, reivindicar nossos direitos e também aproveitar momentos de descontração com atrações culturais e sorteios especiais.”
A realização do 1º de Maio Unificado reforça o compromisso das centrais sindicais com a organização e mobilização da classe trabalhadora, destacando a importância da luta por direitos e da construção de novas conquistas.